Brasil inicia Jogos Pan-Americano 2023 com ótimo desempenho em diferentes modalidades
Imagem: Pan-Americano 2023
Até agora são 11 medalhas de ouro, 19 de prata e 20 de bronze, colocando o Brasil na segunda colocação do quadro geral
O Brasil inicia com o pé direito nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Com apenas dois dias de competição, os atletas brasileiros já somam um total de 23 medalhes, terminando na terceira colocação do quadro geral.
O primeiro dia de disputa no skate, o grande destaque ficou por conta da skatista vice-campeã olímpica, Rayssa Leal, de apenas 13 anos. A atleta levou ouro no skate street, que é uma das modalidades estreantes dos jogos. Acompanhando Rayssa no pódio, estava Pâmela Rosa, que levou prata para casa. E no masculino também teve ouro, o skatista Lucas Rabelo levou a medalhe na categoria street.
A natação não deixou a desejar. Quem deu a largada nas vitórias foi Guilherme Costa, que garantiu a medalha de ouro no 400 m livre, finalizando a competição com 3min46s79, um recorde Pan-Americano. Já na categoria feminina, o Brasil conquistou a primeira e terceira colocação, graças a Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatt. Nos 200 m borboleta masculino, Leo de Deus levou prata, finalizando a prova em 1 min57s25. E o Brasil também levou ouro no revezamento 4×100 m livre. O time composto por Guilherme Caribe, Marcelo Chierighini, Victor Alcará e Felipe Ribeiro, finalizaram a prova com 3min13s51. No x100m livre feminino, a equipe composta por Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante e Celine Bispo conquistou bronze, com o tempo total de 3min39s94.
O ciclismo foi responsável por garantir a primeira medalha do Brasil nos jogos. José Gabriel Marques levou ouro no masculino e Raiza Goulão, conquistou bronze no feminino. Na ginástica artística, o bronze veio através da equipe comandada pelo Arthur Nory; no taekwondo, Paulo Ricardo conquistou a medalha de bronze. A equipe do vôlei feminino também levou a segunda vitória e garantiu liderança no grupo A e a uma das vagas para as semifinais.
No quarto dia, as competições começaram com uma conquista de medalha de prata. Felipe Neves, o atleta de Esqui Aquático Slalom, brilhou na final e garantiu a primeira medalha para o Brasil nessa modalidade em um Jogo Pan-Americano. Além disso, o país também celebrou a primeira medalha no Pan na modalidade de 200m peito, graças à nadadora Ganrielle de Assis.
Guilherme Caribé, conhecido como “O menino de Ouro”, fez uma prova excelente, conquistando o ouro nos 100m livre. Stephanie Balduccini também teve uma performance incrível nos 100m livre feminino, garantindo a medalha de prata; O nadador, Guilherme Costa levou medalha de ouro nos 800m nado livre.
No boxe brasileiro, conseguimos uma vaga na semifinal na categoria de 92kg. Na final individual masculina de ginástica artística, Diogo Soares brilhou e conquistou a medalha de prata para o Brasil; na prova individual geral feminino da ginástica artística, o destaque ficou com Flávia Saraiva, que levou a prata; A equipe de futebol masculino estreou no Pan com vitória, por 1×0 contra os Estados Unidos; A atleta Isabela Abreu também garantiu sua vaga para Paris 2024 ao conquistar o nono lugar na prova de pentatlo moderno.
O quinto dia de competições também foi recheado de emoções e vitórias! Brasil derrotou a Argentina na disputa por equipes masculinas no Taekwondo no Pan de Santiago e No vôlei de praia feminino, vencemos por 2 a 0 e avançamos às quartas de final. A dupla masculina também conseguiu vencer com placar de 2 sets a 1; no tênis, Laura Pigossi derrotou a adversária de El Salvador, por 2 a 0, vencendo as duas parciais por 6 a 0; na estreia do Handbol feminino, a equipe brasileira conseguiu uma vitória sobre o Paraguai por 27 a 15. Rebeca Andrade faturou a medalha de prata e da amiga Flavinha Saraiva, dona do bronze nas ginastica. Artur Nory também levou prata nas apresentações individuais da ginastica.
Na natação, os atletas brasileiros continuam a brilhar, conquistando medalhas de ouro. A equipe masculina do revezamento 4x200m livre garantiu o primeiro lugar. A equipe feminina do revezamento 4x200m livre levou a prata. Gabi Roncatto e Brandonn Almeida garantiram o bronze nos 400m medley. Guilher costa também se consagrou campeão dos 1.500m livre masculino e na prova feminina, Vivane Jungblut conquistou o bronze. Leonardo Coelho também ficou em terceiro lugar no 200m medley masculino. Na última competição de natação do dia, a equipe brasileira masculina de natação conquistou prata no revezamento 4x100m medley.
Tivemos também uma vitória do beisebol, depois da seleção conseguir derrotar Cuba nos jogos; O Brasil conquistou o bronze no badminton nas duplas femininas e prata na masculina!
No basquete, a seleção brasileira estreou com uma vitória na fase de grupos. No boxe feminino, Bia Ferreira assegurou sua vaga na semifinal, assim como a pugilista Jucielen, na categoria até 57kg. A equipe feminina de handebol continua arrasando na quadra e conquistou mais uma vitória na fase de grupos; no tênis feminino, Carolina Meligeni garantiu sua presença nas quartas de final com uma vitória por 2 sets a 0; As meninas do vôlei foram direto para a final após a vitória de 3 sets a 2.
Após 36 anos sem alcançar o lugar mais alto do pódio na modalidade de remo, Lucas Verthein fez história ao conquistar o ouro na prova masculina; Beatriz Cardoso no skiff simples feminino levou a prata e no masculino o Brasil levou ouro; No Longboard feminino, a atleta conseguiu o 1º lugar e garantiu vaga na terceira rodada;
No Longboard masculino, Carlos Oliveira garantiu o primeiro lugar na prova e se classificou para a terceira rodada; no 200m medley feminino, o Brasil conquistou o 8º lugar e se classificou para a final B. Na categoria masculina, a equipe garantiu o 5º lugar e também uma vaga na final A; No 4x100m medley feminino, o Brasil ficou em 4º lugar e se classificou para a final. Na categoria masculina, conseguimos o 2º lugar e classificação para a final.
A equipe de basquete feminino encerrou o jogo com uma vitória por 72×54. No hipismo, conquistamos a prata; na repescagem do surfe masculino, Marcos Correa conseguiu o 1º lugar e avançou para a segunda rodada de repescagem.
No sexto dia de competições no Chile, a pugilista Bia Ferreira obteve uma vitória significativa, garantindo sua presença na final dos Jogos Pan-Americanos. Além disso, Keno Marley, não precisou enfrentar seu adversário na categoria 63.5kg, garantindo assim sua vaga na final e assegurando sua participação nos Jogos Olímpicos de 2024; A equipe feminina de handebol também teve um jogo tranquilo e assegurou sua vaga nas semifinais. A surfista Tatiana Weston-Webb conquistou sua vaga na próxima fase das competições.
No tênis, o brasileiro Gustavo Heide venceu por 6 a 3 e avançou para as quartas de final. A tenista Laura Pigossi também obteve uma vitória e segue na competição. No tiro esportivo, Felipe Wu conquistou a medalha de bronze. No boxe, Viviane Pereira garantiu o bronze na categoria 75kg feminino; Luiz “Bolinha” Oliveira também ficou em terceiro na categoria 57kg masculino. No vôlei de quadra, a seleção conquistou a medalha de prata. No vôlei de praia, a dupla André e George também avançou para a final.
Nesta sexta-feira, o Brasil venceu a Colômbia e passou pela primeira fase; No boxe, Bia Ferreira mostrou para o que veio e saiu do Pan com o bicampeonato; Tatiana de Jesus ganhou a medalha de prata na categoria feminina até 54kg; Na categoria até 57kg, Jucielen Romeu venceu o duelo e garantiu vaga na semifinal.
Na canoagem Slalom, Guilherme Mapelli conquistou o segundo lugar e Ana Stália terminou liderando a competição; No Hóquei, a seleção brasileira passou pelos adversários e finalizou a primeira fase vencendo, avançando para o grupo B; No surfe, Tati Weston-Webb venceu mais uma vez e avançou diretamente para competir por uma medalha; No tênis, Laura Pigossi garantiu vaga na semifinal dos Jogos Pan. Gustavo Heide também conquistou mais uma vitória e avançou para a semifinal.