Conheça o Rugby Sevens, uma das modalidades dos Jogos Olímpicos de 2024!

Foto: Divulgação/Brasil Rugby

Compreenda o funcionamento e as principais regras do esporte que pode levar o Brasil ao pódio em Paris

 

Entre as diversas modalidades olímpicas, o Rugby Sevens talvez não seja tão familiar por aqui, mas o Brasil já está marcando presença e temos boas chances de brilhar em Paris 2024. As Yaras, nossa equipe feminina, conquistaram sua vaga de forma impressionante no Pré-Olímpico Sul-Americano em Montevidéu, Uruguai, alcançando o 21º título invicto em 21 participações. Já os Tupis, a equipe masculina, estão na corrida pela classificação, disputando a repescagem mundial em maio, para conseguir a vaga para competir os Jogos Olímpicos.

Vamos entender um pouco mais sobre como funciona o Rugby Sevens?

Nesse esporte, as equipes jogam com sete jogadores de cada lado, buscando avançar com a bola em direção à linha de fundo para marcar um try, que vale cinco pontos. Após isso, a equipe que marcou o try tem a chance de converter com um chute para um “Hs”, equivalente ao gol no futebol, porém valendo dois pontos cada. Além disso, é possível marcar pontos através de um Drop Goal, um chute direto que vale três pontos se a bola passar entre os postes.

Mais quais são as regras?

No Rugby, a regras possuem características únicas, por isso é um pouco difícil comparar a outro esporte. Mas aqui vai uma explicação breve: o jogo é dividido em dois tempos de sete minutos, em um campo de 100m x 70m e a bola só pode ser passada para os lados ou para trás, nunca para frente, a menos que seja por meio de um chute.

Para impedir o avanço do adversário, as equipes podem utilizar várias estratégias, incluindo o tackle, que serve para derrubar o oponente e conquistar a posse de bola, sendo permitido apenas da linha do peito para baixo. Quando a bola sai pelas linhas do campo, ocorre o chamado line-out, uma cobrança lateral um pouco diferente, onde ambas as equipes formam duas fileiras paralelas, e a equipe que estava na defesa deve arremessar a bola para o alto, para que todos disputem a posse dela.

Em casos de infrações durante a partida que não sejam graves, o jogo é reiniciado com um Scrum, onde a bola é introduzida no meio do túnel formado pelos jogadores.

Mas não para por aí. Confira outras regras que não podem ser esquecidas:

  1. Não é permitido empurrar, atacar ou segurar outro jogador durante o line-out;
  2. Os jogadores que não estão no line-out ficarão 10m atrás do último homem na linha;
  3. Os jogadores que não participam do line-out devem posicionar-se a uma distância de 10m atrás do último jogador na formação;
  4. A bola deve ser lançada apenas em linha reta;
  5. Ao pular, não é permitido usar o adversário como suporte;
  6. Os jumpers não podem utilizar a parte externa do braço para agarrar ou desviar a bola, e não são permitidos serem levantados antes do lançamento da bola.

Agora que entendemos melhor como o esporte, podemos acompanhar de perto a preparação das Yaras para as Olimpíadas, enquanto torcemos pela classificação dos Tupis em maio!

× Fale com a Brasilprev