A tocha paraolímpica foi acesa durante uma cerimônia em Stoke Mandeville, Inglaterra

Paris se prepara para brilhar mais uma vez, só que agora com a Paraolimpíada

 

Cerca de 4.000 esportistas e um grande número de espectadores acompanharão a chegada da tocha paraolímpica para a Cerimônia de Abertura dos Jogos de Paris, que acontecerá no La Concorde, na quarta-feira, 28 de agosto. A chama foi acesa durante uma cerimônia simbólica em Stoke Mandeville, Inglaterra, que é o berço histórico do movimento paraolímpico, no dia 24 de agosto. A competição foi uma iniciativa do dr. Ludwig Guttmann, que criou um evento esportivo para veteranos da Segunda Guerra Mundial com deficiência, para ajudar na reabilitação física e mental deles.

Depois da cerimônia de acendimento, a tocha, que foi levada por 24 portadores britânicos, passou pelo Túnel do Canal – uma passagem subaquática que liga a Grã-Bretanha à França – e foi entregue no meio do caminho a 24 portadores franceses, que seguiram até Calais, cidade costeira da França. Depois disso, a chama foi então multiplicada digitalmente em doze tochas, simbolizando os 12 dias da primeira Paraolimpíada a serem realizados no território francês. Elas foram então instaladas em comunidades fronteiriças em todo país continental, formando um anel ao redor da nação anfitriã.

A rota do revezamento da Tocha é composta por: Calais, Valenciennes, Amnéville, Strasbourg, Thonon-les-Bains, Antibes, Juan-les-Pins, Montpellier, Lourdes, La Roche-sur-Yon, Lorient, Saint-Malo, Rouen, Arras, Amiens, Chambly, Laon, Châlons-en-Champagne, Troyes, Châtillon-sur-Seine, Lyon, Vichy, Limoges, Blois, Chartres, Deauville e Louviers. Em cada uma das cidades francesas, haverá uma celebração noturna diária com um caldeirão paraolímpico aceso, música, esporte e festividades para todos os participantes.

A última aparição da tocha será durante a Cerimônia de Abertura, onde serão usadas para acender a pira, que simboliza o início das Paraolímpicos de 2024.

Foto: Getty Images

× Fale com a Brasilprev