Com apenas 16 anos, Vitinho é o brasileiro mais jovem na Paraolimpíada
O nadador compete na classe S9 (limitação físico-motora) nos 100 m costas
Victor dos Santos Almeida, que é mais conhecido como Vitinho, tem 16 anos e é o atleta brasileiro mais jovem da delegação nas Paraolimpíadas de Paris. Ele nasceu com má-formação no fêmur direito e tem a perna na altura do joelho esquerdo. Por orientação médica o paratleta começou a nadar aos três meses, quando começou a usar próteses.
Na academia onde os pais o matricularam, ele participou da primeira competição mirim com apenas cinco anos e, na época, já percebeu que gostava do esporte aquático. Entre os anos de 2018 e 2021, Vitinho integrou a base da seleção brasileira de natação paralímpica. Em junho deste ano, o paratleta já fez bonito na França, onde competiu no World Swimming Series, conquistando um ouro e duas pratas.
Para a família, a notícia sobre a má-formação no fêmur foi difícil, mas também permitiu que buscassem a melhor forma de garantir sua autonomia para todas as atividades, fosse nos treinos para as competições ou fora da piscina. Atualmente, Vitinho conta com próteses provisórias desenvolvida pela Ottobock, com pé e joelho mecânicos adaptados, que se encaixam em sua perna com má-formação. Além disso, o nadador também conta com uma prótese definitiva à prova d’água.
Na sua trajetória paralímpica, Vitinho, que vai competir na classe S9 (limitação físico-motora) nos 100 m costas, se inspira em Michael Phelps e Daniel Dias, sendo o brasileiro sua maior referência. Em suas comemorações em Paris, ele promete imitar a clássica comemoração do jogador Cristiano Ronaldo, de quem é fã.
Apesar de sua juventude, o nadador já tem um currículo de peso no esporte: ouro nos 100 m costas, prata nos 50 m borboleta e bronze nos 200 m medley e 400 m livre nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; ele também acumula vitórias no World Series México 2023 e no campeonato brasileiro do ano passado.
Foto: Instagram