Breaking news

Foto: Alessandra Cabral/CPB

A poucos meses para as Paralimpíadas de Paris, o Brasil se destaca com grande desempenho

Nesta edição do megaevento esportivo, equipes e paratletas brasileiros asseguram oito vagas e demostram expectativa de entregar melhor campanha

 

Faltam apenas 9 meses para os Jogos Paralímpicos de Paris, que terão início no dia 28 de agosto de 2024. As expectativas estão altíssimas para este megaevento, que terá, pela primeira vez, a cerimônia de abertura fora de um estádio, acontecendo em um dos cartões-postais de Paris, a Cidade Luz, percorrendo uma das avenidas mais importantes da capital francesa, a Avenida Champs-Élysées, até chegar à Praça da Concórdia. Espera-se a presença de cerca de 65 mil espectadores.

O evento esportivo, cuja primeira edição ocorreu em 1960, terá duração de 12 dias, com competições envolvendo 22 modalidades diferentes e a participação de 4.400 atletas. As modalidades incluem badminton, bocha, futebol para cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo.

Dessas 22 modalidades, o Brasil já garantiu vagas em 8 delas: futebol para cegos, vôlei sentado (masculino e feminino), goalball masculino, ciclismo, tiro com arco, atletismo, natação e canoagem. As expectativas são de que o Brasil faça sua melhor campanha na história dos Jogos e supere seu desempenho nas Paralimpíadas de Tóquio 2020, quando terminou na sétima posição do quadro geral, conquistando um total de 72 medalhas (22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze).

No Mundial de Atletismo em Paris, que funcionou como um evento-teste, a delegação brasileira de paratletismo ofereceu uma prévia do que poderá ser testemunhado nas Olimpíadas de 2024. Os brasileiros conquistaram 47 medalhas, alcançando a segunda posição no quadro geral. Entre os pódios ocupados pelos paratletas, destacam-se as conquistas nas categorias de lançamento de disco, arremesso de peso e diversas modalidades do atletismo. Na natação, os brasileiros demonstraram sua força no Mundial em Manchester, conquistando 46 medalhas.

Agora, toda a atenção está voltada para os preparativos desse megaevento, que promete marcar a história das Paralimpíadas e, claro, provar mais uma vez o destaque do Brasil como uma grande potência nos esportes paralímpicos.

 

veja também