Breaking news

Foto: Divulgação/CBSk | Julio Detefon

Brasil define 12 classificados no skate para os Jogos de Paris

País garantiu presença máxima nas duas categorias olímpicas da modalidade

 

Com o encerramento do Olympic Qualifier Series (OQS), em Budapeste, na Hungria, no dia 23 de junho, ficaram definidos os últimos classificados do skate para os Jogos de Paris. O Brasil classificou 12 atletas, o número máximo permitido para as disputas da modalidade na França. O evento foi a segunda de duas etapas do torneio classificatório final para a competição da França, reunindo, além do skate, as disputas de breaking, ciclismo e escalada.

No primeiro dia, em Budapeste, na prova de Skate Park Feminino, Dora Varella e Raicca Ventura passaram pela fase preliminar e já carimbaram seus passaportes para Paris. A terceira vaga ficou com Isadora Pacheco e foi definida no dia 22, já que a skatista não passou da primeira prova e teve que aguardar o resultado de Yndiara Asp, que finalizou no 16°lugar.

A definição do trio brasileiro que estará nos Jogos no Skate Park Masculino aconteceu no dia 21, e ele será formado por Augusto Akio, Luigi Cini e Pedro Barros. Medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio, Pedro não passou da fase classificatória, mas conseguiu a vaga por meio da pontuação da conquista do 24° lugar. Já Luigi terminou a competição no 12° lugar da semifinal, com 79.40 pontos, e Augusto com a 5ª posição na final, com 90.48, nota máxima na bateria decisiva.

No segundo dia de competições, houve a confirmação das duas últimas vagas para o Brasil nas provas olímpicas do Skate Street Feminino. Mesmo parando na fase preliminar, Gabriela Mazetto e Pâmela Rosa garantiram seus lugares em Paris, com suas pontuações na prova inicial. Gabi terminou a competição no 30º lugar, com 37.66, sua melhor nota, e Pâmela ficou no 20° lugar, com 49.53. Ambas competirão ao lado de Rayssa Leal, que não participou da competição porque já estava qualificada, por ter vencido uma das provas da primeira etapa pré-olímpica em Xangai, na China.

O Skate Street Masculino fechou as classificações brasileiras com Felipe Gustavo, Giovanni Vianna e Kelvin Hoefler. O melhor resultado foi conquistado por Kelvin, que fechou sua participação com o 8° lugar – e total de 178.62 pontos. Giovanni se garantiu no torneio olímpico com sua pontuação, após o 24º lugar na fase preliminar; e Felipe aguardou a performance de Felipe Mota, que ficou na 11ª colocação da semifinal, para saber que o 20º lugar na bateria inicial foi suficiente para colocá-lo nos Jogos.

Com isso, os skatistas brasileiros classificados paras as Olimpíadas são:

Dora Varella;
Isadora Pacheco;
Raicca Ventura;
Gabriela Mazetto;
Pâmela Rosa;
Augusto Akio;
Luigi Cini;
Pedro Barros (já medalhista);
Felipe Gustavo;
Giovanni Vianna;
Kelvin Hoefler (já medalhista);
Rayssa Leal (já medalhista).

veja também