Breaking news

Foto: Javier Vergera/Santiago 2023

 

Bruna Alexandre pode ser 1ª brasileira a disputar Olimpíadas e Paraolimpíadas

 

Dona de quatro medalhas no tênis de mesa em Jogos Paralímpicos, agora ela se prepara para ser a primeira pessoa com deficiência do Brasil a estar também nas Olimpíadas

 

A mesatenista Bruna Alexandre tem a meta de ser a primeira atleta brasileira a disputar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Ela já conquistou dois bronzes na Rio 2016, uma prata e um bronze em Tóquio 2020 e está perto da quarta Paralimpíada da carreira, em Paris. O foco da atleta a incentivou para o sonho de se tornar a primeira pessoa com deficiência a disputar também uma vaga nas Olimpíadas pelo Brasil.

Não seria a primeira vez que a mesatenista atuaria com atletas sem deficiência. Ela começou a praticar tênis de mesa aos sete anos e somente aos 12 conheceu o esporte paralímpico, não deixando de enfrentar jogadoras do tênis de mesa “convencional”. No final de 2022, Bruna Alexandre se tornou bicampeã do brasileiro de tênis de mesa disputando contra atletas olímpicos, fato inédito. Esse título trouxe o gás que faltava para que ela buscasse explorar ainda mais o próprio pioneirismo na busca do próximo desafio: uma vaga na Olimpíada de Paris 2024.

De acordo com Bruna, nesses 20 anos de carreira, o que a ajudou a estar entre as melhores do mundo no paralímpico foi continuar a competir com atletas olímpicos. Ela relata que jogar com pessoas que possuem dois braços a possibilitou não sentir nenhuma dificuldade jogando nas duas categorias. Ela também explica que o esporte paralímpico tem um jogo diferente, mais fechado, enquanto o do olímpico é mais aberto.

Em maio, ela jogou o último campeonato para cumprir as exigências da Federação Internacional da modalidade (ITTF) para a Paralimpíada de Paris. Logo em seguida, em Cuba, Bruna Alexandre fez parte da equipe feminina que garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. E agora, no final deste ano, nos Jogos PanAmericanos em Santiago, fez história ao tornar-se a primeira atleta paralímpica do Brasil a disputar a competição, participando da equipe feminina que conquistou a prata da modalidade.

 

6

veja também