Breaking news

Foto: Alexandre Loureiro/COB

Ciclismo: Gustavo “Bala Loka” se classifica para BMX freestyle em Paris

Ele é o primeiro brasileiro a se qualificar na modalidade radical do ciclismo na competição

 

No dia 22 de junho, Gustavo “Bala Loka” Oliveira conquistou a quarta posição da etapa Budapeste do pré-olímpico de ciclismo BMX freestyle e ocupou um dos seis postos para os Jogos, em disputa na Hungria. É a primeira vez que um piloto brasileiro se classifica para a modalidade olímpica, que estreou nos Jogos de Tóquio.

Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, ele foi o oitavo colocado na primeira etapa do pré-olímpico. Já em Budapeste, subiu quatro posições – entrando no top 6 na soma dos dois eventos -, e agora soma 71 pontos no ranking e está na quarta posição geral. O resultado é um empate tríplice com o americano Justin Dowell e o croata Marin Rantes, ambos classificados para Paris.

Na final do pré-olímpico, Bala Loka iniciou a disputa com uma volta de 89,72 pontos no terceiro posto, e melhorou o desempenho na segunda volta (91,90 pontos), mas foi superado pelo britânico Kieran Reilly (92,05), que completou o pódio. O favoritismo do francês Anthony Jeanjean se confirmou e ele ficou com o título (93,40), seguido pelo americano Marcus Christopher (92,98).

Com isso, o Brasil contará com seis atletas no ciclismo. Além de Bala Loka, Tota Magalhães e Vinícius Rangel vão competir na estrada; Raiza Goulão e Ulan Galinski no mountain bike; e Paôla Reis no BMX racing.

veja também