Breaking news

Imagem: CBG

Confederação Brasileira de Ginástica anuncia seleção para Paris 2024

Entre os destaques da equipe estão Rebeca Andrade e Arthur Nori

 

Com o término do Troféu Brasil, a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou, no dia 23 de junho, os convocados da ginástica artística do Brasil para as Olimpíadas de Paris. Vice-campeã mundial do ano passado, a equipe feminina manteve a formação: a campeã olímpica Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane Oliveira e Júlia Soares. No masculino, Arthur Nory conquistou sua vaga e vai para a competição junto a Diogo Soares, que já havia se classificado no Mundial de 2023.

Uma das favoritas ao pódio, principalmente no salto, é Rebeca Andrade, que já conquistou duas medalhas em Olimpíadas e nove em Mundiais. Paris será a terceira Olímpiada da ginasta, como também de Flávia Saraiva e Jade Barbosa, ambas medalhistas mundiais e finalistas olímpicas. Lorrane Oliveira terá a sua segunda participação, já que esteve na equipe brasileira da Rio 2016. Quem estreia na competição é Júlia Soares. As reservas Carolyne Pedro e Andreza Lima irão com o grupo para a França.

O campeão mundial da barra fixa em 2019, Arthur Nory, participa pela terceira vez nos Jogos. Na competição no Rio em 2016, ele conquistou o bronze no solo, e agora garantiu a vaga individual, com o 13º lugar do último Mundial. Diogo Soares, que foi finalista olímpico do individual geral nos Jogos de Tóquio, vai disputar a competição pela segunda vez. A sua vaga foi garantida no ano passado, ao se qualificar para a final do individual geral no Mundial da Antuérpia. Os reservas olímpicos da seleção masculina de ginástica são Caio Souza, que foi finalista olímpico em Tóquio, e Yuri Guimarães.

A equipe masculina e a feminina serão as primeiras delegações brasileiras a embarcar para a França, no dia 6 de julho. Os ginastas passarão por uma aclimatação em Troyes, cidade a 160 km de Paris e, no dia 18 de julho, irão para a Vila Olímpica. A classificatória masculina da ginástica artística está programada para o dia 27 de julho, e a feminina acontecerá no dia seguinte.

veja também