Breaking news

Imagem: Marcello Zambrana / CPB

Conheça as histórias de atletas que superaram grandes obstáculos até chegarem à vitória no esporte

Atletas renomados carregam grandes histórias por trás do sucesso no esporte

 

Sabe aqueles atletas que você sempre admirou, mas nunca soube da jornada que tiveram? Pois é, o mundo dos esportes é cheio de histórias de superação que vão te deixar impressionado. Esses esportistas enfrentaram obstáculos, fizeram sacrifícios e saíram completamente da zona de conforto. Vamos conferir?!

Cinco histórias de atletas para conhecer

Raíssa Machado

A baiana Raíssa Machado, do lançamento de dardo da classe F56 (atletas que fazem lançamentos sentados em cadeiras), enfrentou verdadeiros desafios durante a vida. Nascida com uma má-formação nas pernas, ela teve que passar por várias cirurgias e até encarou bullying na escola por causa disso.

O sonho inicial dela era ser dançarina, mas a vida a levou para a ginástica e, depois, para o lançamento de dardo. Resultado? Ela é campeã pan-americana de 2019 e trouxe a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio em 2020. Inspiração pura para diversos jovens e mulheres a seguirem no esporte, um lugar onde a atleta encontrou seu verdadeiro eu!

Alex Roca Campillo 

O espanhol Alex Campillo cresceu com paralisia cerebral e é o primeiro atleta com uma deficiência física (capaz de limitar 76% de seus movimentos) a completar uma maratona. Isso porque Campillo, quando tinha apenas seis meses de idade, contraiu uma encefalite viral herpética, que afetou o lado esquerdo do seu corpo.

Mas nada foi capaz de impedir o maratonista de perseguir seus sonhos no esporte. Ele superou as expectativas de todos, especialmente dos médicos e concluiu a maratona de Barcelona, dentre outros feitos em sua trajetória

Marta

A nossa rainha do futebol não brilha só dentro de campo. Marta veio de uma infância difícil e, enquanto o futebol era apenas um hobby, ela fazia de tudo um pouco, vendia roupas, picolé e fazia faxinas para ajudar a família.

O técnico Tota, que treinava o time infantil em sua cidade, deu a ela suas primeiras oportunidades de mostrar suas habilidades em campo. Ele a ajudou conseguindo testes no Fluminense e no Vasco, onde Marta deu seus primeiros passos até se tornar seis vezes a melhor do mundo.

Alisson dos Santos

Mais conhecido como Piu, Alisson dos Santos é um verdadeiro fenômeno nas pistas de corrida. Mas, na infância, teve que passar por dias difíceis devido a um acidente doméstico, hoje é um medalhista olímpico, campeão mundial e pan-americano.

Ele é considerado o terceiro melhor atleta do mundo em sua modalidade em termos de marca obtida e será um dos atletas que iram representar o Brasil em Paris.

Gail Devers

 Bicampeã olímpica nos 100 metros rasos com barreiras em Barcelona 1992 e Atlanta 1996, Gail Devers teve que enfrentar uma doença autoimune que afeta a tireoide, conhecida como “Doença de Graves”.

A situação era tão séria que quase a levou à amputação dos pés. No entanto, ela recusou o tratamento convencional, optou por uma terapia radiológica e, contra todas as expectativas, voltou em 1992 para ganhar o ouro nos 100 metros rasos, estabelecendo seu recorde pessoal.

veja também