Breaking news

Foto: Ricardo Bufolin/CBG

 

Da abdicação ao ouro: conheça um pouco da jornada de Geovanna Santos na Ginástica Rítmica Brasileira

A jovem será uma das atletas a representar o Brasil em Paris 2024 e conta com total apoio dos pais para o sucesso de sua carreira

 

De uma pequena cidade no interior do Espírito Santo surgiu um dos nomes promissores da ginástica rítmica brasileira: Geovanna Santos, carinhosamente chamada de Jojô. Vinda de uma família humilde, ela encontrou seu caminho na modalidade com muito esforço e abdicação familiar.

Engana-se quem pensa que a ginasta foi a única da família a demonstrar talento esportivo. Seu irmão mais velho, João, começou no badminton e até competiu algumas vezes. Enquanto isso, a jovem começava a deslanchar no mundo da ginástica após conquistar uma vaga no Projeto Campeões do Futuro. Porém, devido aos recursos limitados, os pais só puderam investir em um deles, e João decidiu abdicar de seu sonho para apoiar o talento da irmã. E que talento!

Jojô recebe o apoio incondicional dos pais e do irmão, que, após focar nos estudos, tornou-se preparador físico e hoje auxilia a jovem de 21 anos em seus preparativos para as apresentações. Ele viaja pelo mundo para ajudar a irmã e está presente não só na escolha do figurino, como também na músicas para suas performances. Foi assim que encantou os jurados no Campeonato Pan-Americano Adulto de Ginástica Rítmica em 2022, no Rio de Janeiro, conquistando ouro ao som de Pablo Vittar.

Mas não foi apenas o irmão mais velho que abraçou o sonho da mais nova. O pai também sacrificou seu emprego na pequena cidade, mudando-se para Vila Velha para trabalhar como pedreiro e oferecer o melhor suporte à filha. “Meu pai largou o emprego lá e hoje é pedreiro. Todo mundo abdicou de seus sonhos para realizar o meu. Eu não estaria onde estou sem eles”, comentou a atleta.

Recentemente, a ginasta, que veio de uma vida simples, conquistou o segundo lugar na categoria bola da ginástica rítmica no Pan-Americano de Santiago, com uma apresentação que lhe rendeu 31,650 pontos. Graças a todo o esforço, a caçula não só realiza seu sonho como também contribuiu financeiramente para a família por meio do esporte. Com o passaporte garantido para as Olimpíadas de 2024, Geovanna Santos é um exemplo de superação e dedicação, transcendendo barreiras e inspirando outros jovens talentos no mundo da ginástica.

veja também