Breaking news

Presidente do COI dá discurso em evento oficial em Mumbai, na India — Foto: Greg Martin/COI

 

Novidades nos Jogos Olímpicos Paris 2024

 

Sede dos próximos Jogos Olímpicos, a França vem se preparando para a avalanche de turistas, atletas e jornalistas que estarão em Paris. Com início marcado para 26 de julho de 2024, o país está na fase final dos preparativos. O encontro global segue com essa missão de celebrar as culturas através da competição esportiva e, para isso, implementará algumas atitudes.

Igualdade de gênero

Nos Jogos, o atletismo, o boxe e o ciclismo alcançarão igualdade de gênero entre seus atletas pela primeira vez. Então 28 dos 32 esportes serão equilibrados, com números semelhantes de homens e mulheres. Sem contar que 22 modalidades são mistas. Em Tóquio, a porcentagem de atletas mulheres foi de 48,8%, mas até os próximos jogos, chegará a 50%.

Acordo do Clima de Paris

No evento haverá uma preocupação com as questões climáticas, já que a primeira edição está alinhada com o acordo de 2015. A organização promete uma redução de 55% na emissão de carbono, além de diminuir os impactos de novas construções, 75% das instalações já existem e 20% serão temporárias. Neste caso, apenas 5% das instalações precisarão ser construídas, entre elas a Vila Olímpica e o Centro Aquático.

Estrutura arquitetônica

O Stade de France, construído para a Copa do Mundo de 98, sediará as competições de atletismo e rugby sevens. Já o Roland Garros é outra instalação que será usada nas Olimpíadas de Paris. Além do tênis, a praça esportiva também receberá as competições de boxe. Outro grande estádio a ser usado é o Parc des Princes, a casa do time Paris Saint-Germain, onde serão realizadas as partidas de futebol. O ciclismo BMX freestyle, o skate, o breaking e o basquete 3X3 acontecerão na Place de la Concorde, no extremo leste da avenida Champs-Élysées.

Outras praças conhecidas que serão utilizadas em Paris 2024 são o Estádio Vélodrome (futebol), o Grand Palais (esgrima e taekwondo), a Arena do Campo de Marte & o Estádio da Torre Eiffel (vôlei de praia, judô e wrestling), a Esplanade des Invalides (tiro com arco) e o Palácio de Versalhes (hipismo e pentatlo moderno).

Já o surfe olímpico será realizado em Teahupo’o, no Taiti, um território ultramarino da França. Paris 2024 também terá as chamadas subsedes, todas fora dos limites da capital. A natação e o polo aquático acontecerão na Paris La Défense Arena, em Nanterre. E o basquete será disputado no Stade Pierre-Mauroy em Lille.

 Adequação logística

Com a finalidade de garantir a execução logística de um evento tão complexo, houve uma redução em algumas modalidades, como o beisebol, softbol e o karatê. Assim, sem a disputa desses esportes, nas Olimpíadas 2024, o número de atletas confirmados é de 10.500. Isso representa uma redução de 592 esportistas, que estiveram presentes em Tóquio.

 

 

3

veja também