Breaking news

O Breaking e a sintonia dos elementos do Hip-Hop

Uma narrativa cultural, a dança e a música em uníssono, ressoando nos corações urbanos

 

Por: Marcelo Rebello

 

O Breaking é a expressão de um movimento que brotou nas ruas. Nos últimos anos, ao se tornar uma modalidade olímpica, muitas pessoas estão começando a conhecer e entender melhor a dança que virou esporte.

Mas, além da competitividade, o Breaking tem também uma relação intrínseca com os outros elementos que compõem a Cultura Hip-Hop. Neste roteiro que envolve corpos e mentes, manifesta-se uma sintonia fina, no ritmo pulsante dos “breaking beats” em que cada passo do atleta/dançarino é uma resposta à batida da música que ele nem mesmo sabia qual seria. Uma colaboração visceral com DJs, MCs e o público, desdobrando-se em uma narrativa viva, onde o corpo é o pincel e a arena, a tela.

No Breaking jamais se está sozinho! Ele dialoga visualmente com o Graffiti, incorpora a rima do Rap e se desafia em competições de tirar o fôlego, as chamadas batalhas. É uma riqueza de expressão e significados, interconectando elementos disruptivos que criam uma experiência rica que revela tudo que o Hip-Hop representa.

Nas batalhas, os breakers não apenas superam os próprios medos e oponentes, mas também refletem em cada passo original e no seu estilo pessoal a essência evolutiva do Hip-Hop, a plena noção de que fazem parte de algo maior, como um elo vital na corrente dinâmica de contestação social e periférica, fazendo com que essa sintonia ecoe e ressoe nos corações daqueles que vivem e simpatizam com a Cultura e os Esportes Urbanos.

2

veja também