Breaking news

O Impacto Global do Breaking: Quando a Dança Conquista o Mundo

Entenda como uma dança que nasceu nas ruas transcendeu fronteiras culturais

Por Marcelo Rebello

 

É inegável que o Breaking em suas cinco décadas de existência tem deixado sua marca indelével nas comunidades ao redor do mundo. Foi uma ascensão meteórica, sendo entre outras coisas, a primeira Dança Desportiva a ser incluída nos jogos olímpicos.

O Breaking é uma linguagem universal e tem em sua essência a capacidade de criar conexões entre as pessoas independentemente de sua origem, tornando-se uma grande ferramenta social, uma forma das comunidades se unirem por meio de uma paixão comum: a dança!

No cenário urbano, seja nas cidades mais movimentadas ou nos bairros mais longínquos, é comum ver grupos de breakers se reunirem para praticar, treinar, competir e criar laços duradouros, onde as chamadas crews se tornam verdadeiras famílias. É uma grande celebração da inclusão e da autoexpressão, em que o indivíduo pode mostrar suas habilidades técnicas, seu estilo e seu jeito de ser, onde não existe barreiras e a linguagem reinante é a energia que contagia e o ritmo que se deixa levar e fluir, num mundo íntimo e ao mesmo tempo expressivo, em que cada pessoa se torna parte do todo nas cyphers (rodas), numa miríade de emoções, sentimentos e alegria de pertencimento.

No mundo todo, as competições de Breaking se tornaram uma grande vitrine para os velhos e novos talentos exibirem suas habilidades únicas. Nunca antes houve tanta exposição na mídia e tantas oportunidades de relacionamento com o mercado publicitário como agora. E o interessante é que nesta globalização da nova modalidade olímpica, o Breaking tem encontrado novos caminhos de expressar sua Cultura Urbana de maneiras muitas vezes inesperadas. Filmes, videoclipes, comerciais frequentemente apresentam breakers, destacando a influência e o apelo da dança e da cultura de rua em escala global.

Artistas renomados, como Kendrick Lamar, Beyoncé, Snoop Dogg, Eminem, 50 Cent e outros, têm incorporado movimentos do Breaking em seus shows, contribuindo para a aceitação e a disseminação do estilo. Essa inclusão mostra que o Breaking é uma forma de arte legítima e respeitável, quebrando estigmas pelo fato de começarem a aparecer no mainstream, interagindo de forma inédita com outros estilos de dança e outros esportes.

É uma grande revolução urbana, que está apenas começando e as marcas, empresas, personalidades e instituições já descobriram que o Breaking, a Cultura Hip-Hop e os Esportes Urbanos vieram para ficar, estão em expansão e são uma grande ferramenta para conectarem-se com os jovens e novos nichos de consumidores, de uma maneira leve, despojada e, agora, globalizada. E viva o Breaking!

 

veja também