Breaking news

Foto: Lorena Dillon

O pódio dos Jogos de Paris é 100% reciclado e inspirado na Torre Eiffel

O palco das premiações das Olimpíadas e das Paralimpíadas foi feito com plástico reaproveitado

 

O Comitê Organizador dos Jogos de Paris apresentou, no dia 23 de maio, o pódio onde as medalhas olímpicas e paralímpicas serão entregues. O palco, produzido integralmente na França, conta com plástico 100% reciclado e com uma estrutura inspirada na Torre Eiffel e nos típicos telhados cinza dos prédios da cidade-sede dos Jogos de 2024.
Como a confecção das medalhas também presta homenagem à torre, o palco da cerimônia de premiação foi desenvolvido de forma a complementar o mais importante símbolo de Paris, cujo design tem o desenho da estrutura metálica da famosa “Dama de Ferro” da capital francesa.

Composto por módulos de plástico, o pódio poderá ser montado de acordo com o número de medalhistas premiados. O maior pódio é o do futebol, que pode chegar a 33 metros de comprimento. Já os palcos de premiações de provas individuais terão 3,6 metros. Para atender a todas as cerimônias de distribuição de medalhas, que podem acontecer simultaneamente em alguns casos, foram fabricados 685 módulos com 18 toneladas de resíduos de plástico.

Com duas cores, o pódio terá a frente branca com os aros, símbolos das Olimpíadas, e os agitos, símbolos das Paralimpíadas. A parte superior será cinza e, na lateral dos degraus, haverá a inscrição “Paris 2024”. Nos módulos das Paralimpíadas, haverá rampas para acessibilidade.

 

veja também