Breaking news

Foto: Wander Roberto/COB

Rumo a Paris, Isabela Abreu representará o Brasil no pentatlo moderno

A atleta compartilha sua paixão pelo atletismo e a expectativa de representar o Brasil nos Jogos de Paris 2024

 

Foi durante os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago, no Chile, que Isabela Abreu, ao terminar a prova em nono lugar, se consolidou como a melhor atleta da América do Sul na competição e garantiu a sua vaga para os Jogos de Paris. Nascida em Curitiba, Isabela teve interesse pelo atletismo desde a infância, mas foi aos 12 anos que encontrou um técnico que a introduziu no pentatlo e emprestou para ela todo o material necessário para treinar.

Ao terminar o Ensino Médio, optou por entrar na faculdade e cursou Engenharia. Foi depois de um encontro com a única medalhista brasileira da modalidade, Yane Marques, que Isabela retornou às atividades no pentatlo. “Foi ela que realmente me trouxe de volta ao esporte, porque eu tive a oportunidade de ter contato com ela de treino, de vivência, e aquilo me mostrou que talvez eu estivesse perdendo uma oportunidade. Então eu realmente larguei tudo e fui fazer o esporte e viver esse sonho”, conta Isa Abreu.

Ter a oportunidade de participar dos Jogos é um sonho desafiador para atletas. Diante disso, Isa fala da importância de ter um dia favorável para representar o que é construído ao longo de anos de dedicação. “O maior desafio é que a gente precisa estar no dia perfeito, pois é um dia só que a gente tem para se classificar, como foi nos Jogos Pan-Americanos, onde eu conquistei a vaga. Tinha que ser o dia perfeito. Então eu acho que essa é a maior dificuldade: projetar anos de treinamento num único dia”, comenta a atleta.

A conquista da vaga foi um momento de realização para Isabela, mas, mesmo ao ver seus pais e treinadores emocionados, ela acredita que a verdadeira realidade será quando pisar em solo francês. Essa será a sétima edição em que as mulheres participam do pentatlo nos Jogos, com Yane Marques em três edições e agora Isabela na quarta.

veja também