Breaking news

Foto: COB/Divulgação

Yane Marques: inspiração do Pentatlo Moderno no Brasil

Primeira mulher das Américas a conquistar uma medalha na modalidade, Yane relembra este momento marcante e deixa mensagem aos jovens atletas

Quando falamos em Pentatlo Moderno, o primeiro nome que vem à cabeça é da pernambucana Yane Marques, uma verdadeira lenda dessa modalidade, que marcou a história do pentatlo no Brasil, tendo sido a primeira mulher das Américas a conquistar uma medalha olímpica. O início da sua carreira coincide com a fundação da Federação Pernambucana de Pentatlo Moderno, em 2003, onde viu uma oportunidade para se destacar.

Em apenas quatro anos, Yane já conquistava a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos do Rio, em 2007, e seus feitos não pararam por aí. Mas foi nos Jogos de Londres, em 2012, que ela conquistou o primeiro pódio do pentatlo moderno representando o Brasil, o que continuou fazendo nos anos seguintes, trazendo medalhas de prata e bronze para o país em mundiais.

Com uma carreira de conquistas e uma dedicação incansável ao esporte, Yane personifica a excelência atlética e os valores fundamentais que o esporte transmite. “Quando somos atletas, aprendemos e valorizamos princípios que o esporte nos ensina, e não podemos nos desviar deles, mesmo quando deixamos de ser atletas profissionais e assumimos outras responsabilidades”, afirma Yane, que agora atua também com gestão pública.

Ao recordar momentos marcantes de sua trajetória, a atleta relembra a realização de um sonho: subir ao pódio olímpico. “Foi o auge da minha carreira, para onde eu canalizei toda a minha energia, todo o meu esforço, toda a minha dedicação e minha entrega. Ter conseguido isso é, sem dúvida, o momento mais especial da minha carreira”, comenta. Contudo, além de suas próprias conquistas, Yane carrega consigo também a responsabilidade de ser uma referência para outros atletas, reconhecendo a importância que tem para inspirar e apoiar aqueles que buscam seguir seus passos, como Isabela Abreu, que representará o Brasil nos Jogos de Paris 2024.
Perseverança e dedicação fazem parte da mensagem que Yane deixa para os jovens atletas, destacando que o caminho para o sucesso em qualquer carreira é árduo e exige sacrifícios. “Quem quer ter sucesso e se realizar profissionalmente precisa estar disposto a pagar o preço. E, às vezes, o preço é muito alto, no sentido da dedicação, da necessidade de abrir mão da sua vida em função do sonho. E o atleta aprende a fazer isso naturalmente. A gente carrega esses ensinamentos para a vida”, finaliza Yane com essa mensagem inspiradora para os futuros atletas brasileiros.

 

 

 

 

veja também